Lilypie Third Birthday tickers

18 de abril de 2013

16 coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro

16 coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro
http://prematuridade.com/familia-e-amigos/5-coisas-que-voce-nunca-deve-dizer-aos-pais-de-um-prematuro.html
http://prematuridade.com/familia-e-amigos/coisas-que-voce-nunca-deve-dizer-aos-pais-de-um-prematuro-parte-2-a-missao.html

Outras mães de múltiplos postaram no face uma mensagem sobre este texto do site Prematuridade.com, altamente explicativo para todas as pessoas que um dia cruzarem com pais de prematuros. Parece hilário ter que ensinar aos outros a ter sensibilidade, ou simplismente empatia, ou seja, se colocar no lugar dos pais de prematuros e saber no mínimo respeitar o momento de tensão do outro e ficar calado. Eu seria muito feliz se pudesse constatar que só eu havia passado por isto, mas infelizmente não é o caso, pois existem muitas pessoas sem noção neste mundo. E nem originais são porque eu já ouvi pelo menos metade destes comentários infelizes e o mais grave é que a maioria vinha de familiares e amigos.

Eu já escutei outros também, e olha que já faz mais de 2 anos que passei por isso e lembro como se fosse ontem, ou seja fere profundamente o coração de uma mãe:
-" eles tem cara de feto "(e eles estavam com 3 meses, fiquei triste porque esperava comentários do tipo fofos, saudáveis, eu nem esperava outros adjetivos como bonitos eu lindos)
- "eu tive 6 filhos e não tive esta frescura", minha vontade era de perguntar, teve 6 filhos no mesmo dia como eu? e nasceram prematuros? ah tá...
- tinha somente uns 3 dias de UTI e escutei: "por isso que não tem leite nervosa deste jeito" , estava tensa porque não havia chegado o leite materno do banco de leite, e o trio já estava chorando de fome, tive que ir correndo para a área do hospital que preparava as fórmulas para pedir para prepararem, e eles falaram que como não estava agendado iria demorar....muito sofrimento neste dia, parecia uma leoa defendendo minha cria.
- fora que eu pedi para as pessoas não me visitarem nos primeiros 3 meses por causa da prematuridade por ordem mëdica e a maioria achou que era frescura da minha parte e depois deste período continuou sem nos visitar.

Sensibilidade é algo até difícil de esperar dos outros, mas empatia é algo que pode ser treinado, faz a gente se tornar pessoas melhores. Fica a Dica!



2 comentários:

  1. AMEI,FALOU POR MIM,E TENHO CERTEZA QUE POR MUITAS MAES DE PREMATUROS!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa da visita é, sem dúvida, uma ignorância de marca maior. Poxa, estuda um pouco... um bebê, mesmo sem ser prematuro, só tem seu sistema imunológico 'maduro' por volta dos seis meses... em prematuros, é REGRA respeitar o período de fragilidade, porque um vírus, que vc não está contaminado, mas traz na roupa ou na mão suja, COM CERTEZA vai atacar e conseguir deixar o bebê muiiiito doente.

    Falta MATURIDADE E HUMANIDADE no mundo!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...