Lilypie Third Birthday tickers

4 de setembro de 2010

Dicas de Livros

Estou aproveitando o tempo da gestação para ler muito, no início li livros de romance, mas depois fui tomando o gosto pela maternidade e resolvi estudar mais sobre psicologia infantil. Sempre me preparei para qualquer trabalho, estudando bem o assunto me sinto mais tranquila e preparada para encarar qualquer prova e apresentação, então não seria diferente com a maternidade, sei que vou errar muitas vezes mas me preparar com as leituras minimizará os meus erros. Vou postar os nomes dos livros que estou lendo, não farei sinopse, mas farei a minha crítica e para as mães e pais interessados no assunto, vale iniciar a leitura.

Minha irmã indicou o livro Criando Meninas de Gisela Preushoff, foi o primeiro que li, e gostei bastante, ele já faz um comparativo com a criação de meninos, mas como na minha família temos mais meninas, fiquei mais interessada em saber como criar meninos, e logo comprei Criando Meninos de Steve Biddulph, que ensina muito em como torná-los homens equilibrados e felizes. Adorei este livro, talvez porque eu tivesse mais dúvidas sobre a natureza masculina, aprendi que nossa meta inicial deve ser dar muito amor e segurança, pelo menos até os 6 anos, pois a experiência de vida deles deve ser calorosa e acolhedora, e muitos pais tem medo de fazer isto para preservar a "masculinidade" do menino. Esta fase, o menino é mais da mãe e depois dos 6 anos ele procurar mais a referência masculina no pai, que deverá ajudá-los a criar competências e habilidades, desenvolvendo ao mesmo tempo afabilidade e bom humor para se tornar uma pessoa equilibrada. A terceira fase ocorre depois dos 14 anos, quando os meninos precisam de novos mentores masculinos, e parece ser a fase mais difícil pois é preciso encontrar bons mentores para eles. Bom falei que não iria fazer uma sinopse mas acho que me empolguei um pouco, mas vale a leitura pois eles falam em detalhes sobre cada uma das fases e ensinam a como superá-las.

Outro livro que li foi o Nana Nenê de Eduard Estivill que ensina um método para garantir um bom sono para nossos bebês. Este livro é mais polêmico, principalmente para as brasileiras que adoram ninar seus filhos, como eu não terei 6 braços, terei que aplicar este método e ensiná-los a cair no sono sozinhos. É lógico que estarei por perto observando e dando o alento que for necessário, mas não poderei estragá-los e nem mimá-los, pelo bem deles. E o livro ensina que bebês que dormem bem e se sentem seguros em dormir sse tornam adultos mais seguros e felizes. O mais importante é dar aos bebês sinais de segurança e ter disciplina nas rotinas na hora de dormir. Minha irmã aplicou isto intuitivamente e funcionou, e além disto quando morei na Alemanha também vivenciei esta experiência com os gêmeos da família que morei, e funcionava muito bem.

Agora dicas para mães de múltiplos, este livro vale para todas as fases da educação de gêmeos ou mais. Criando Filhos Gêmeos de Patricia Maxwell Malmstrom e Janet Poland, este livro é muito bom. Eu me identifiquei com este livro logo no início da leitura, porque ele tem uma sessão de mitos que mostra que não estou maluca (rs), pois eles retratam muitos cometários que temos que escutar de outros pais e que não conseguimos digerir sem dar uma resposta. Este capítulo merece uma sinopse sim porque ajuda a gente a educar até os familiares que irão conviver com os múltiplos, e assim ajudá-los em uma educação mais saudável e menos preconceituosa ou cheia de rótulos. Nesta mesma linha, li também um livro que foi presenteado por uma mãe de trigêmeos fofos, paciente do meu marido, Gêmeos, Trigêmeos ou o que mais vier - Guia da mãe 24 horas de Sara Gonçalves, que explica a rotina de mãe de múltiplos.

E agora estou lendo um livro que é a minha cara, Família de Alta Performance do psiquiatra Içami Tiba, que aplica os conceitos que desenvolvemos no mundo corporativo na educação dos filhos. Quando terminar a leitura farei novos comentários.

3 comentários:

  1. Isso mesmo leiam muito.
    No fimal das contas quem mais nos ajuda, são as coisas que aprendemos lendo, ja que poucos sabem como criar da forma certa, tres filhos ao mesmo tempo.
    Aqui em casa o nana nenê tem funcionado bem, o que atrapalha mesmo são as visitas, que ficam desesperadas, por tanto é melhor que não tenha ninguem por perto se não acham que somos malucas hehe.
    bejus

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!!
    Eu li Criando Bebês! Não lembro o autor, pois o livro não está aqui comigo!!
    É muito bom e dá excelentes dicas!!
    Tudo de bom para ti!!!
    Bjs,
    Mariana
    www.mmmais3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Desta listinha li apenas o "Criando gêmeos" e achei bom, nada de espetacular. Confesso que tive muita dificuldade de encontrar leituras sobre múltiplos. Fiquei com medo de ler outros livros que falam de gestações de 1 bb apenas e me frustrar em não conseguir pôr as questões em prática...rsrsrs
    Quanto a dica de coloca os bbs pra dormirem sozinhos, faça sim pq é a melhor coisa. Coloquei as técnicas em prática sem conhecer o livro, por puro instinto e dicas de um programa q eu via chamado Encantadora de bbs...é ótimo e a apresentadora tbm tem livro.
    bjs

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...