Lilypie Third Birthday tickers

21 de julho de 2013

SOS Salve as Tartarugas

No final de semana passado recebemos um convite mais do que especial da prima Bia, nossa Pediatra-Mirim, filha da Pediatra do trio e que nos acompanha desde que éramos bem piquitititos. Uma tartaruga marinha, conhecida por tartaruga-de-pente, enterrou mais de 110 ovos no jardim da casa de praia do avô dela em Pirangi - Natal-RN no final de Abril e quase 75 dias depois, mais de 100 tartarugas nasceram naquele abençoado e escolhido lar. Muita Alegria!!! Acho que a tartaruga-mãe sabia que era casa de "pediatras" :-) e que assim seus filhotes teriam uma boa assistência de parto, dito e feito, chamaram o Projeto Tamar para cuidar de tudinho.

Percebi o amor da voluntária do Projeto Tamar que explicou a importância de se proteger esta espécie em extinção devido a caça indiscriminatória dos homens, que em menos de 40 anos de caça quase extinguiu a espécie que vive na terra desde da época dos dinossauros, simplesmente para usar seu casco para fazer artigos como pentes, cinzeiros e comer de sua carne.

E fiquei encantada como o trabalho deste Projeto que em mais de 30 anos já conseguiu devolver ao mar mais de 15 milhões de tartaruguinhas, resgatar mais de 5 espécies de tartarugas ameaçadas de extinção, além de devolver dignidade às comunidades litorâneas que antes participavam da pesca predatória e hoje vivem de forma à proteger e se beneficiar da proteção da natureza, através do turismo e do artesanato. Parabéns! Segue o link abaixo do projeto que tem 33 centros de visitantes espalhados em 8 estados Brasileiros. http://www.tamar.org.br/

E para finalizar, as tartarugas levam 30 anos para chegar a idade adulta, e a estatística natural desta espécie é tão difícil quanto acertar na loteria. A cada 1000 tartarugas que nascem, somente 2 chegam a idade adulta. E o mais legal de tudo é que depois de cruzarem todos os oceanos peregrinando sozinhas por todo o mundo, quando chega a época de acasalar elas voltam para o local de origem, e dizem que as fêmeas põe os ovos no mesmo lugar onde nasceram. Isto significa que daqui há 30 anos, estarei bem velhinha, mas estarei viva para registrar meu Trio com Bia, Marilia, e Fefê reencontrando a tartaruga lá em Pirangi. Vai ser muita emoção registrar este momento!






3 comentários:

  1. Nossa Teka deve ter sido uma experiência maravilhosa para o trio, ver as tartarugas nascerem. Eu já conheci esse projeto realmente muito legal, quem sabe na próxima viagem com trio levo elas para conhecer o projeto legal como este.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desirée, realmente muito emocionante! Nicolas já quebrou dois ovos aqui em casa achando que tinha tartaruga dentro.kkkk Tivemos que explicar muito até entender. bjos nas meninas!

      Excluir
  2. Olá, acabo de vir do blog da Desirée e para minha felicidade descobri mais um blog de uma multimãe =D
    Adorei o blog e AMEI este post, fico imaginando a felicidade do seu trio ao ver as tartaruguinhas, os meus iriam pirar.
    Sou mãe de dois meninos gêmeos, Bernardo e Benjamin e também escrevo um blog o Varal dos Passarinhos.
    Adorei te conhecer e com certeza continuo acompanhando seu blog.
    Beijos
    www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...