Lilypie Third Birthday tickers

21 de junho de 2013

O Sono com 2 anos e 7 meses

São 4 horas da manhã e estou com insônia. Você deve estar se perguntando: hei, mas como assim?! tem 2 anos e sete meses que você não sabe o que é dormir, na verdade mais tempo porque não dormiu nada durante a gestação também, então mais de 3 anos sem dormir e ainda tem insônia?! Pois é! Nem eu entendo isto, acho que é a tal da adrenalina, afinal falta pouco tempo para a galera acordar e a cabeça começa a funcionar pensando nas mil e uma coisas que vão acontecer e que tenho que fazer, a sexta-feira sempre é longa aqui em casa.
Mas voltando ao sono, não sei o que é dormir bem desde que engravidei, foram poucas as noites que dormi 6 horas direto, mesmo quando tenho a chance, parece que tem uma força maior que me acorda, me acorda para zelar o sono deles ou as vezes como uma intuição de que irão acordar, como foi o caso de hoje. Sei que, em casa eu não consigo dormir e isto tem afetado muito minha saúde, no meu último controle de taxa de glicose, colesterol e afins, deu tudo péssimo, e o médico investigou para saber se poderia ser um descompasso hormonal, e nada, logo a única explicação para enfermidades modernas é estresse e no meu caso tem nome: Privação do Sono.
Afeta tudo, do humor, até os fios de cabelo, tudo ruim, unha fraca, pele ruim,mas o pior de tudo é a oscilação do humor mesmo. Um dia a mulher mais feliz do mundo, no outro dia a mulher mais horrorosa do mundo. Sorte que minha família me ama e me compreende, e sorte que meus filhos já sabem falar: "mamãe, você é linda!" Depois disto todas as taxas voltam ao seu equilíbrio e a energia vem não sei da onde.
Mas resolvi escrever este post há esta hora para encorajar as outras mães, principalmente de múltiplos, que percebo que estou chegando próximo da hora que conseguirei dormir 6 horas seguidas. Noite retrasada consegui, e há uns 3 meses venho conversando muito com eles sobre a importância de deixar a mamãe dormir a noite para ficar boazinha, feliz, alegre, descansada para brincar mais com eles, e parece que estão entendendo. Ainda me acordam, porque afinal Deus me deu três de uma vez, e cada uma tem suas necessidades e dificuldades: dois estão desfraldando a noite, um ainda faz muito xixi na fraldilha e tenho que trocar, ou às vezes tem pesadelos com os lobos e bruxas dos faz de contas da vida...coisas de criança. Mas pararam de ficar levantando 5 a 10 vezes cada um, o que me impossibilitava de cochilar, a ponto de chegar às 4 da manhã e eu ainda estar acordada e super estressada a ponto de fazer uma besteira. Ufa! Passou esta fase! 
Mas vamos a algumas dicas de coisas que funcionam bem aqui em casa:
1) a hora de dormir sempre foi sagrada e nunca tive problema de colocá-los para dormir, pode estar o maior agito, quando os relógios batem 20 hs é igual a Cinderela, todos para o banheiro, banho bem quente, escovam o dente, vestem pijamas, escuro total, boa noite, beijinhos e ...
2) dica nova: peço para cada um, na hora do beijo, para deixar a mamãe dormir a noite toda porque estou muito cansada, e pergunto assim: "Nicolas, você vai deixar mamãe dormir?" Resposta positiva dou beijo e falo que amo. Resposta negativa eu explico tudo de novo até deixarem eu dormir. Funciona tão bem que de manhã eles querem saber quem cumpriu ou não com o compromisso, é a primeira coisa que me perguntam quando acordam.
3) eu percebi que eles gostavam de ir dormir no meu quarto, quem não gosta de dormir abraçado com os pais ou com os filhos, só que não dá para receber 3 na cama a noite e meu marido precisa dormir bem. Então pensei, vou fazer uma cama de casal no quarto. E mudei a disposição da cama deles como na foto. Antes ficava no formato U. Sofia dorme no meio. Fizemos um batente para ela entrar e sair com caixa de brinquedo de tupperware. A mini-cama deles é da Sleeper, usei o berço e cama deles, recomendo, porque aguenta até o meu peso. Comprei aqui: http://iskisitababy.com.br/sleeper/linha-sol/mini-cama-c-grades/55


4) Outro fator importante para dormir com os pais é para sentir aquele aconchego, calor humano, segundo meu marido eles parecem mais uma estufa de tão quente que fica nossa cama quando estamos todos agarradinhos. Então pensei, vou delegar este calor do afago para Sofia, nossa princesinha, que é a mais docinho dos três. Falei que quando eles estivessem com medo ou saudades da mamãe, agarrassem a Sofia que adora cuidar dos irmãozinhos dela. Funcionou! Principalmente para Nicolas, que depende mais de mim emocionalmente, ele volta e meia agarra as pernas dela. E ela gosta mesmo de ser sufocada por eles. muito lindo!

bom se lembrar de mais alguma dica escrevo de novo. por hoje é só e Vinícius acordou são 5:39. 

Mães, super mães, aguentem firme porque dias melhores virão.
bjos.
amo amo meus bebês!

5 comentários:

  1. Nossa achei linda a idéia da cama, todos juntinhos e a mesinha fora, para Sofia, perfeito.

    Na sua casa é Vinicius na minha é Andressa, ela sempre acorda de madrugada (no mínimo 2 vezes), e me acorda, as outras 2 dormem a noite toda. Também sonho com dia que dormirei a noite inteira, espero que não demore muito, desejo o mesmo para você.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desirée, na verdade esta noite foi Vinicius, mas o noturno aqui de casa normalmente é Nicolas, ele seria o melhor par para Andressa, kkkk

      Estamos agora mais perto do que longe das noites de sono, acho que mais uns dois anos para dormir a noite toda...que sonho!
      bjocas nas meninas! ah, amanhã vamos fazer os sequilhos que vc fez com as meninas! a farra da sujeira vai ser grande aqui.

      Excluir
  2. Nossa aqui em casa teve uns dias bem difíceis, bem fora do comum, achei que não fosse suportar, andava exausta, sem paciência. Eles sempre deram trabalho a noite, não que acordem, mas resmungam, choramingam... Uma febre alta, que só piorava as coisas, e pelo o que o médico disse são os dentes, mas pela graça de Deus as coisas estão melhorando, eles estão fazendo isso uma 2 ou 3 vezes por noite, as vezes nem pego no colo, dou uns tapinhas na bundinha e voltam a dormir.
    Eu peço pra Deus, paciência, calma, tranquilidade, que essa fase passe logo, pq eu tenho certeza que vai passar.
    Beijos no trio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita, a verdade é que mãe de múltiplos aguenta qualquer rojão, por isso fomos escolhidas por Deus porque somos fortes demais. E quando estivermos cansadas e sem paciência, é só olhar para trás e lembrar que já foi pior nosso sufoco, pensamento do meu marido que ajuda a encorajar e ganhar forças para enfrentar o presente. E realmente melhora tudo com o tempo, fica mais fácil administrar nossas vidas com o entendimento deles. boa sorte sempre com a tua duplinha e vamos trocando experiências. bjos Teka

      Excluir
  3. bom dia!
    não sou mãe de trigêmeos,mas sou mãe de uma menina linda,Ana Luiza ,,,ela tem 2 anos e 7 meses e desde 1 ano e meio ela dorme comigo e o pai dela,mas agora estou precisando colocar ela em sua caminha pois vem irmãozinho abordo.só que está sendo uma tarefa complicada!pois fazem 4 noites que não durmo,tentado faze-la dormir em sua cama.essa noite mesma eu fui dormir ás 02:00 HS da manhã...adivinha! ela veio comigo pra minha cama,,,me venceu pelo cansaço. só assim ela dormiu, mas acho que ela está sentindo,com a chegada do irmãozinho,pois ela pergunta se o cantinho é do nenê.
    Deus abençoe que dê tudo certo e ela possa compreender,pois ela é tão pequenina e as vezes não intende.
    beijão a todas as mamães! e obrigada por me dar a oportunidade de compartilhar esse momento lindo de ser mãe...Risiele Miranda
    criserisse@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...